Roteiro para Serões de Rapazes e Moças "Esforça-te e tem bom ânimo



Esforça-te, e tem bom ânimo
Roteiro para Serões de Rapazes e Moças
(Conferências de Jovens, Noite dos Padrões ou Serões com Autoridades Gerais)
Jenny Phillips

Músicas:
Com Ânimo (solo feminino, acompanhamento masculino opcional)
Virtude (solo feminino)
Viver Tal Como Crês (solo feminino com coro, ou só coro)
Opcional: Não Temas (solo masculino)
Com Firme Fé (solo feminino)
Fortes e Corajosos (coro)
Vídeos — Opcionais: Ser Forte e Corajoso
Virtude
Poder das Escrituras
**Você pode optar por usar apenas 1 ou 2 vídeos, ou todos eles, ou pode realizar o programa sem nenhuma apresentação de vídeo. Esses vídeos podem ser adquiridos no site www.deseretbrasil.com. (disponível no início de janeiro)Assista a um trailer no site. Esse vídeo é opcional e pode ser suprimido. Entretanto, sugerimos enfaticamente usar pelo menos “Poder das Escrituras”, que ameniza o tom sério do programa e faz os jovens se descontraírem — que é uma maneira excelente de prender a atenção e abrir o coração dos jovens. Quando usar os vídeos “Ser Forte e Corajoso” e “Virtude” para atividades que incluam os rapazes, estejam atentos para o fato de que a apresentação foi prevista para as moças. Estejam atentos para se aspecto antes de comprá-los para as atividades junto com os rapazes.
Quando as instruções deste roteiro são seguidas à risca (inclusive usando as partes opcionais), este programa tem 43 minutos de duração. Sem usar os testemunhos dos jovens (opcional), o programa tem 33 minutos de duração. Sem usar os testemunhos dos jovens (opcional) e sem usar os vídeos, o programa tem 26 minutos de duração. Sinta-se à vontade para suprimir quaisquer das diferentes seções do programa para encurtá-lo, se necessário. Você pode recortar as seções que pretende suprimir do roteiro antes de fazer cópias para os envolvidos, a fim de que todos saibam como será o programa.

Para Simplificar o Roteiro: Caso você não tenha jovens suficientes para formar um coro (ou caso não tenha tempo ou não queira fazê-lo), poderá facilmente realizar o programa com apenas uma solista. Para implificar o Roteiro:

1. Suprima a música “Com Ânimo”;

2. A solista canta sozinha (sem coro) “Viver Tal Como Crês”;

3. Em vez de fazer um coro para apresentar “Fortes e Corajosos” no final do programa, você pode: apenas tocar a melodia; suprimi-la; ou criar um DVD onde a música seja tocada e que mostre fotografias/filmagens das moças/rapazes em sua ala/estaca.

Roteiro para o Programa com os Rapazes e as Moças

Narrador 1:

“Esforça-te e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).
Narrador 2:

O Presidente Thomas S. Monson disse: “Vocês vieram a esta Terra numa época gloriosa. As oportunidades que têm diante de vocês são quase ilimitadas (…). Embora este seja um período notável, com oportunidades abundantes, vocês também enfrentam desafios que só existem hoje. (…) Ao contemplar tudo o que vocês enfrentam no mundo atual, uma palavra me vem à mente. Ela descreve um atributo necessário a todos nós, mas do qual vocês, particularmente nesta época de sua vida e neste mundo, precisam muito. Esse atributo é a coragem” (“Tenham Coragem”, A Liahona, maio de 2009, pp.123–127).

Vídeo Opcional: “Ser Forte e Corajoso” (2.5 minutos)
Apresentação da Música: “Com Ânimo”
(Solo Feminino, Acompanhamento Masculino Opcional)

*Se quiser suprimir essa música (por exemplo, se não tiver uma solista para cantar), você pode executar o vídeo mencionado acima no lugar da música).

Narrador 3:
As tentações de Satanás são descritas nas escrituras como “dados ardentes” que podem dominar até a cegueira (ver 1 Néfi 15:24).
O Salvador nos deu um poderoso escudo para nos defender contra os dardos inflamados de Satanás, para
que possamos ver Satanás claramente e não sermos enganados por ele. Esse escudo é descrito nas escrituras como o escudo da fé.

Narrador 4:

Em Efésios 6:16, lemos que devemos tomar “sobretudo o escudo da fé, com o qual [poderemos] apagar todos os dardos inflamados do maligno”. (Efésios 6:16.)
Um dos meios mais importantes pelo qual podemos tomar sobre nós o escudo da fé é confiar e seguir o conselho do Salvador a respeito do recato e da virtude.
O Élder Robert D. Hales disse: “O recato é fundamental para sermos dignos da companhia do Espírito.
(…) Quando nos vestimos para atrair a atenção do mundo, agimos de modo diferente. (…) A maneira como nos vestimos (…) mostra onde nosso coração e nosso espírito desejam estar. O que sentimos interiormente se reflete no exterior. (…) Quando soubermos quem somos — filhos de Deus — e compreendermos que nossa aparência externa afeta nossa espiritualidade e também nosso comportamento, demonstraremos respeito por Deus, por nós mesmos e pelas pessoas a nossa volta atentando para o recato e a conduta adequados. Meu pai, que era artista, ajudou-me a entender esse conceito quando eu era criança. Desenhou um cavaleiro protegido por uma armadura e escreveu o nome das partes principais de “toda a armadura de Deus”, conforme descritas nas escrituras. (…) Assim como devemos “revestir-nos” da armadura de Deus, devemos “revestir-nos” de roupas que ofereçam proteção para nós mesmos e para os outros. (…) Em última análise, nosso modo de vestir exercerá grande influência em nossa obediência aos mandamentos e em nossa fidelidade aos convênios” (Recato: Reverência pelo Senhor”, A Liahona, agosto de 2008, pp. 18-22).

Narrador 5:

Há um número excessivo de mensagens a nossa volta no mundo que nos dizem que podemos ser felizes sendo imorais. Mas essa é uma das maiores mentiras de Satanás. Stephen L. Richards explica: “A virtude moral é essencial para a felicidade. (…) Na verdade, a ausência da castidade é inimiga da felicidade e da alegria. (…) Não existe progresso ou excelência espiritual sem pureza moral. (…) Esse é um teste para os fortes. Os fracos caem ao longo do caminho. Não existe força maior que a força de ser moralmente limpo” (Onde Mora a Sabedoria).

Vídeo Opcional: “Virtude” (2.5 minutos)

Apresentação Musical: “Virtude”
(Solista Feminina)

Narrador 1:

Marvin J. Ashton escreveu: “Na sociedade atual, frequentemente é preciso ter coragem extrema para escolher Jesus Cristo para ser nosso melhor amigo. (…) É preciso coragem para falar sobre Sua vida, Sua maneira e Sua paz quando há tantos a nossa volta que causam confusão. (…) (“Tende Bom Ânimo”, p. 97). 97)

Narrador 2:

Sempre que somos obedientes e seguimos o Salvador, nossa coragem para segui-Lo fica mais forte. É como um músculo em nosso braço: se você o usa, ele fica mais forte. Se você não o usa, ele fica mais fraco. Se quisermos que nosso testemunho cresça e se fortaleça, precisamos agir de acordo com ele, precisamos vivê-lo.
O Presidente Henry B. Eyring explicou: “Se você passa a fazer as coisas que Ele gostaria que você fizesse, vai sntir verdadeiramente que seu desejo de fazer o mal vai diminuir. Testifico-lhes que vocês não precisam temer nem desanimar. A Expiação é real. Ao fazer constantemente as coisas que o Senhor quer que você faça, sentirá uma mudança ocorrer em você” (To Draw Closer to God [Para Nos Aproximarmos de Deus], p. 109).

Apresentação da Música: “Viver Tal Como Crês”
(Solo Feminino com Coro, ou somente Coro)

Narrador 5 (Suprimir essa narração se não for apresentar a musica “Não Temas”):
Marvin J. Ashton escreveu: “Não se pode caminhar pela vida ficando no cume das montanhas. Existem rios e vales no caminho, e alguns são profundos e traiçoeiros. Alguns são cruéis e desafiam a perseverança do homem.
(…) Doença, morte, decepções, desânimos, bem como honra, riqueza e aclamação pública exigem, com reqüência, grande coragem para garantir a devida sobrevivência. A coragem é o ingrediente da vida que torna possível que esperemos e nos preparemos com antecedência para o que quer que seja. Como são grandes, sábios e fortes aqueles que percebem que com a ajuda de Deus podemos realizar todas as coisas! (“Tende Bom Ânimo”, pp. 94-95).

Apresentação da Música: “Não Temas” (Opcional)
(Solista Masculino)

Narrador 3:

Alma o filho e os filhos de Mosias foram discípulos incrivelmente fortes de Jesus Cristo. Com grande coragem os ilhos de Mosias foram pregar o evangelho aos seus ferozes inimigos, os Lamanitas, enquanto Alma o filho pregava o evangelho dentre os do seu povo que haviam se afastado da fé. Por causa da grande fé dos filhos de Mosias, cidade após cidade dos Lamanitas foram convertidas ao Senhor. As escrituras descrevem aqueles que foram convertidos: Pois tornaram-se um povo justo e depuseram as armas de sua rebelião, para não mais lutarem contra Deus nem contra qualquer de seus irmãos.” (Alma 23:7)
As escrituras explicam uma das maneiras pelas quais Alma o filho e os filhos de Mosias se tornaram tão fortes e corajosos em sua fé, “haviam examinado diligentemente as escrituras.” (Alma17:2)

Vídeo Opcional: “Poder das Escrituras” (2.5 minutos)

Testemunhos de Jovens sobre exemplos das escrituras (opcional)
Escolha dois jovens (ou líderes) para dar uma mensagem de 5 minutos sobre um personagem das scrituras que eles consideram “forte e corajoso.” Peça-lhes que expliquem porque precisamos deste exmplo e como ele nos afeta. Enfatize que eles não ultrapassem o tempo recomendado.

Jovem 1: _______________________________________

Jovem 2: _______________________________________

Narrador 4:

Uma das coisas mais importantes sobre as escrituras é que elas nos relembram do tipo de coragem e fé
que precisamos ter nesta vida. Não é suficiente apenas levar a vida. Através das escrituras, o Salvador
busca nos inspirar a continuamente nos elevarmos e a sermos mais corajosos e valentes na fé.
Bruce R. McConkie disse: “Membros da Igreja que têm testemunho e que vivem uma vida limpa e reta, mas qe não são corajosos e valentes, não ganham o Reino Celestial. Sua herança será Terrestrial. Sobre
eles a revelação diz: “Estes são os que não são valentes no testemunho de Jesus; portanto não obtêm a
coroa no reino de nosso Deus.” (D&C 76:79) (…) Agora, o que significa ser valente no testemunho de
Jesus? É ser forte e corajoso; usar toda sua força, energia e habilidades na batalha do mundo: lutar o
bom combate da fé (…) Ser valente no testemunho de Jesus é refrear nossas paixões, controlar nossos
apetites e elevar-nos acima das coisas carnais e diabólicas (…)Ser valente no testemunho de Jesus é
estar ao lado do Senhor em cada questão (…) É pensar como Ele pensa, acreditar no que Ele acredita,
dizer o que Ele diria e fazer o que Ele faria na mesma situação. É ter a mente de Cristo e ser um com
Ele, como Ele é um com o seu Pai. (Sermões e Escritos de Bruce R. McConkie, pp. 362-363)

Apresentação da Música: “Firme na Fé”
 (Solista Feminina)

Narrador 5:

Bruce R. McConkie disse: “Como membros da Igreja, nós estamos engajados em um poderoso conflito
Nós estamos em guerra. Estamos alistados na causa de Cristo e lutamos contra Lúcifer (…) E o Senhor
ama um homem corajoso que luta aberta e destemidamente em seu exército.” (Sermões e Escritos de
Bruce R. McConkie, pp. 360-361)

Narrador 1:

Nosso amado profeta, Thomas S. Monson disse: “vocês estão entre os filhos mais fortes do Pai Celestial,
e Ele os reservou para virem à Terra em “tal tempo como este”. Com a ajuda Dele, vocês terão a
coragem para enfrentar tudo o que surgir. Embora o mundo às vezes pareça sombrio,vocês terão a luz do
evangelho como facho para guiar seu caminho. Minha sincera oração é que tenham a coragem (…) para
defender firmemente a verdade e a retidão (“Tenham Coragem,” A Liahona, Maio 2009, PP. 123–27)
Apresentação da Música: “Fortes e Corajosos”
(Coro)
Instruções para o Programa
Você vai precisar do seguinte:
Narradores
O roteiro alista 5 narradores. Eles podem ser todos jovens ou um misto de líderes e jovens. Você tmbém pode usar apenas um narrador para ler todo o texto ou usar narradores diferentes para cada parte.

Coro
A canção “Fortes e Corajosos” é para ser cantada por um coro. Você pode usar 4-5 jovens e líderes, ou quantas pessoas desejar. Se você não tiver um coro e for usar apenas solistas, pode apresentar o vídeo “Ser Forte e Corajoso” no final do programa, no lugar desta música. (ao invés de no início, como o roteiro recomenda) Se os rapazes fizerem parte do coro, eles podem cantar em uníssono toda a música ou cantar apenas a parte indicada para as vozes masculinas.
“Viver tal como Crês” também pode ser cantada pelo coro, em sua parte final. No entanto, pode ser cantada apenas como solo, se necessário. Se você quiser incluir um rapaz, ele pode cantar a melodia.

Solistas
Estas são as canções que requerem solistas:

1. “Com Coragem” (pode ser substituída pelo vídeo “Ser Forte e Corajoso”

2. “Virtude”

3. “Viver tal como Crês”

4. “Com Firme Fé”

Há uma canção opcional que requer um solo masculino:

1. “Não Temas”

*Também há um vocal masculino na canção “Com Coragem”, mas como é um pouco mais difícil, só deve ser usado se vocês tiverem um solista masculino com experiência.
As músicas não tem que, necessariamente, ser cantadas por solistas. Você pode divida-las de modo a que sejam cantadas por 2 ou mais moças/rapazes, cada um(a) cantando uma parte e juntando-se no refrão. Ou um grupo de moças/rapazes pode cantar a música inteira

Faixas com o Acompanhamento ou Partitura com Pianista
Você pode usar tanto o acompanhamento incluído no CD, como um pianista ou a combinação de ambos.

Microfones/Um modo de tocar o CD com o acompanhamento
É provável que em sua unidade já existam microfones e pedestais, na capela e no salão cultural.
Você também vai precisar de um equipamento para tocar os acompanhamentos do CD (a menos que esteja utilizando o piano para todo o programa). Contate um especialista da ala/estaca, solicitando ajuda para que o som do CD possa ser ouvido adequadamente.
DVD com os vídeos e projetor (opcional)
Se você for usar os vídeos opcionais (recomendável), vai precisar de um projetor. Você pode adquirir o DVD com os vídeos no site www.deseretbrasil.com. Para poder assistir os vídeos, você pode conectar ao projetor um DVD player ou um computador que toque DVDs.

Postagens populares

Playlist